7 dicas que farão o Google amar seu site.

7 dicas que farão o Google amar seu site

A realidade: o Google não está interessado em você ou sua página. Tudo que o Google (e outros mecanismos de busca) se importam, é em dar aos seus usuários a melhor experiência possível. Para isso o Google se utiliza de complexos algarítimos para definir quais páginas devem aparecer primeiro no seu ranking.

1. Produza Conteúdo de Qualidade

O que quero dizer com qualidade neste contexto?

  • Você esta oferecendo ao seu visitante informações relativas ao que eles procuram?
  • Você esta tentando informar e ajudar ao invés de apenas vender algo?
  • Está agregando valor?
  • Você possui diferentes páginas ou múltiplos post ou artigos? O Google não gosta de páginas com poucas informações.
  • Você possui pelo menos 500 palavras de texto nas páginas em que você que estejam bem rankeadas? Existem evidências que o google agora penaliza páginas com menos do que isso.
  • Seu conteúdo é original? Em outras palavras, foi escrito especificamente para sua página? Fique atento que o Google pode penalizar sua página por conteúdo copiado de outras páginas. E acredite, o Google saberá.
  • Seu conteúdo foi revisado para evitar erros gramática e digitação?
  • Seu conteúdo é acurado e atualizado?

Visite as páginas de seus concorrentes e veja como seu site se compara ao deles. O ideal seria você estar oferecendo mais informações que eles, mais acima de tudo, você tem que se diferenciar. Por que o consumidor deveria escolher seu negócio e não o deles? Faça isto da maneira correta e o Google irá lhe recompensar também.

Mas acima de tudo, escreva para o seu público, não para o Google. Muitos amadores aconselham a encher seus textos com palavras chaves que farão que o google mande mais visitantes para sua página. O resultado pode ser um texto estranho e de difícil leitura. Não cometa este erro.

Tenha certeza também que sua página possui um site map (umas lista de páginas do seu site). Isto é particularmente útil para Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO). Os robôs do Google irão ler isto e checar por atualizações. Pergunte para seu webmaster ou ao Google maiores informações se você não sabe como fazer isto.

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2. Atualize regularmente seu conteúdo.

Ai você me pergunta. Com tudo o que tenho que fazer no dia a dia, preciso mesmo atualizar minha página regularmente?

Não existe evidências conclusivas que o Google premie sites que adicionam novo conteúdo regularmente, embora muitos especialistas em marketing digital sustentam que isto é vital.

Mas considere isto. Sua página somente irá ter sucesso se você atrair regularmente novos vistantes e que também estes visitantes retornem a sua página. Isto somente irá acontecer se você tiver conteúdo atrativo.

O que sabemos com certeza é que o Google olha para a Taxa de rejeição do seu site. Isto é, a porcentagem de visitantes entraram no seu site e saíram sem fazer nenhuma interação, sem clicar em nenhum link.

Se Google considerar que sua Taxa de Rejeição é muito alta ele irá lhe penalizar no seu ranking por considerar que você não providenciou a experiencia que o usuário esperava.

E qual a melhor forma de seu site ser atrativo para que os visitantes navegem nele e retornem do que estar sempre sendo constantemente atualizado?

A frequência em que o site deve ser atualizado depende muito do mercado em que a empresa atua. Um site de uma industria que produza filtros industriais com certeza precisa ser atualizado com muito menos frequencia que a loja uma loja de calçados.

A questão que você deve se perguntar é porque deveria o seu visitante deveria ficar e navegar pelo seu site ou retornar nele regularmente? Você esta educando ou entertendo eles? Você está oferecendo algo de real valor?

Diga ao seus visitantes que você coloca posts ou artigos regulares do interesse deles. Dê a eles razões para se lembrar de você e retornar. Ofereça a eles algo de valor em retorno ao endereço de e-mail dele. Assim você poderá lhe enviar um e-mail com um link para todo novo conteúdo que você adicionar ao seu site.

O problema mais comum que as pessoas tem em fazer isto é o que colocar no site. Seja criativo e pense no seu mercado.

  • Você pode escrever um blog? Você pode falar sobre as atividades da sua empresa, sua visão do mercado, o que sta acontecendo com seu negócio, etc
  • Você pode ter uma página de novidades do setor em que atua. Falar de novas tecnologias, produtos ou serviços, eventos, etc.
  • Você pode colocar depoimentos de clientes. Este tipo de prova social deve estar no seu site, pois é realmente efetiva em baixar a resistência de compra em geral.
  • Você pode providenciar listas ou documentos que ajudem seu visitante no que ele procura.
  • Você pode (e deve) colocar audios e vídeos na sua página. Vídeos são a melhor forma de interagir com seus visitantes. Incorpore um vídeo do Youtube e você terá também a audiência potencial que poderá descobrir você na página do YouTube e então vir a visitar o seu site.

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3. Otimize seu site

O Google possui robôs que escaneiam e decidem sobre o que é o seu site, bem como a qualidade do conteúdo presente nele.

O Google muda constantemente seu algarítimo e ele esta cada vez mais focado na experiência do usuário.

Antigamente era preciso escrever seu conteúdo com o Google em mente e espalhar referencias as suas principais palavras chaves em cada página. Hoje em dia, o Google poderá lhe penalizar por isso, se ele entender que você esta usando isto como uma tentativa influenciar sua posição no seu ranking.

Importante notar que o Google não indexa e rankeia websites e sim individual páginas de um website. Se você possui múltiplas palavras chaves que você quer que seu site seja rankeado pelo Google, é melhor que você tenha uma página individual para cada uma delas. Se você tentar cobrir mais de uma palavra-chave por página você terminará não sendo bem rankeado por nenhuma delas.

É essencial ter as seguintes meta tags em cada página que você deseja estar bem rankeada.

TITLE – Isto é o que vai aparecer como titulo nos resultados das páginas de pesquisa. Você precisa dizer claramente ao seu visitante sobre o que é a sua página, sua palavra-chave principal deve estar inclusa neste texto. Esta descrição deveria ter menos de 60 caracteres e jamais ter mais 80 caracteres.

DESCRIPTION – Este é o texto que aparece abaixo do título nos resultados de busca. Novamente dê ao visitante uma clara descrição do conteúdo da página e inclua novamente a palavra-chave principal. Esta é sua chance de chamar a atenção do leitor e direcionar ele para o seu site. Faça um texto interessante e diga o porque você pode ajudá-lo. Você deveria escrever não mais que 160 caracteres, mas não fça isto muito curto.

Faça algumas pesquisas você mesmo no Google e veja os resultados que você obtém. Descubra seus concorrentes digitando suas palavras-chaves principais. Você poderá achar algumas descrições interessante para se basear (Mas não copie!!!!). Veja o que você acha atraente, o que o faria clicar naquele link. Peça ajuda de amigos, parentes ou funcionários se precisar para escrever suas palavras-chaves. Pense bem e ache as palavras-chaves certas. Elas serão muito importantes e terão um grande peso para o Google determinar o seu ranking no mecanismo de busca.

Se você tem algum conhecimento em webdesign pode estar se perguntando: e a tag “KEYWORDS” ? Bom, o Google não utiliza mais esta tag para rankear as páginas. Mas ainda é valido colocar essa tag com suas palavras-chaves, pois outros mecanismos de busca menos conhecidos ainda podem utilizá-la.

Outra coisa que você precisa fazer é criar Títulos (Headings) com sua palavra-chave principal. Existem 6 níveis de headings possíveis num site, do H1 ao H6, que ajudam não só seus leitores mas também os mecanismos de busca. O maior nível de título que você usar deve conter sua palavra-chave principal. O resto da otimização da sua página deverá ser focado puramente em se manter no tópico da sua palavra-chave principal para a página e dar aos visitantes o máximo de ajuda e informação possível. Não fique repetindo sua palavra-chave principal a toda hora a não ser que seja absolutamente necessário, isso provavelmente não dará uma boa leitura e o Google poderá penalizá-lo.

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4. Use vídeos

A internet continua evoluindo cada vez mais e assim os visitantes começam a exigir uma experiência cada vez mais sofisticada.

Imagens e vídeos não só fazem seu site ficar mais atrativo, como também, quando feito corretamente, fará você ganhar mais pontos no ranking do Google.

Colocar vídeos na sua página pode parecer um pouco complicado, mas não é tão difícil como pode parecer. Algumas considerações:

  • Apenas considere colocar vídeos de 5 minutos ou menos. A maioria da pessoas não tem muita paciência para vídeos muito longos.
  • Vídeo pode ser do dono ou um representante comercial, dando boas-vindas ao visitante do site, não precisa ser nada sofisticado.
  • Você pode colocar vídeos direto da página do Youtube.
  • É relativamente barato contratar uma empresa para fazer vídeos do seu negócio ou produtos.
  • Se você for falar para a câmera, escreva um script e ensaie antes, você precisa passar confiança.
  • Use o site br.fiverr.com para encontrar os profissionais que você procura.
  • Você pode usar o Power Point, alguns slides com uma música de fundo pode ser bem efetivo.

Faça download do Jing, um programa gratuito que permite que você faça facilmente vídeos você mesmo.

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5. Consiga links de qualidade para o seu site

Talvez você já tenha ouvido falar do termo backlink. Isto nada mais é do que outros sites com links para o seu através de um hyperlink contendo o URL do seu site.

Hoje o Google penaliza severamente o que considera ser links duvidosos, por exemplo links entre páginas que não tem nada haver uma com a outra ou páginas criadas no intuito apenas de fornecer links para outras páginas melhorarem seu ranking.

Tenha cuidado empresas que ofereçam grande quantidades de backlinks por baixo preço. São links duvidosos e de baixa qualidade que vão acabar resultando na sua exclusão do ranking do Google.

Assim como links de sites de baixa qualidade ou sites com volume de visitas muito baixo não ajudam em nada. Assim não tem sentido em sair pedindo para todo mundo que você conhece colocar um link para seu site. Isto não funciona mais e você ainda pode ser penalizado.

Então o que você precisa é ter alguns links valiosos para seu site. Estes são links vindos de sites relevantes para o seu negócio. Assim, os visitantes que clicarem nestes links não ficaram desapontados quando chegarem. Lembre-se da taxa de rejeição.

Existem modos legítimos e efetivos de conseguir isso:

  • Faça uso de Mídias Sociais para divulgar seu negócio, ofereça conteúdo útil e relevante e você irá gradativamente ter cada vez mais impacto, quanto mais pessoas escolherem linkar para sua página.
  • Encontre blogs relevantes para o seu negócio ( faça busca no Google “melhores blog” “setor em que atua”). Você quer aqueles que aceitem comentários e permitem você colocar o endereço do seu site.
  • Faça comentários inteligentes nos blogs. Você quer mostrar que é um expert no assunto. Visitantes deste blog poderão clicar no link para o seu site e você ganhou um backlink do Google.
  • Vá devagar, no máximo 1 comentário por dia. Encontre um blog diferente para comentar cada vez, após algumas semanas você terá uma quantidade boa de backlinks. Você verá seu site melhorar seu ranking rapidamente com esta abordagem.
  • Você poderá conseguir um efeito similar ao escrever artigos para vários diretórios de artigos online. Apenas não se esqueça de colocar o endereço do seu site.
  • Existem inúmeros fóruns, blogs e sites que aceitam post individuais que você pode colocar você mesmo. Lógico você terá que seguir as regras e provavelmente limitar a promoção da sua empresa ou produto.
  • Procure também sites de Relações Públicas online, se você tem algo útil a dizer eles irão lhe oferecer ótimos backlinks.
  • Verifique também os links que seus concorrentes possuem. Você pode tentar conseguir link pelos mesmo sites que eles.

Acima de tudo, tenha um motivo para colocarem links para o seu site. O principal motivo será sempre conteúdo único e/ou de qualidade.

Se você quiser saber quantos backlinks seu site possui, ou quantos seus concorrentes possuem visite o site www.ahrefs.com.

6. Preste atenção na velocidade que seu site carrega

O Google tem cada vez mais prestado atenção na velocidade que seu site carrega. Tudo em prol de oferecer ao usuário a melhor experiência possível.

E isto faz sentido, quem gosta de ficar sentado esperando um site carregar? Se o seu site é lento, você será penalizado.

Preste atenção se o seu site não possui imagens muito pesadas ou algum outro conteúdo que faça ele muito lento. Se você possui imagens muito pesadas ou mesmo muitas imagens na página vale a pena conferir sites como o www.tinypng.com, ele pode reduzir o tamanho das imagens mantendo a qualidade das mesmas.

Se o seu site é lento e você não consegue descobrir porquê, talvez seja o servidor onde ele está hospedado. Algumas empresas oferecem hospedagem grátis, mas em contrapartida o serviço pode ser muito lento. Vale mais a pena investir em um servidor pago.

7. Mantenha seu site organizado e responsivo

Sites crescem, mais páginas vão sendo adicionadas e não é difícil acabar virando uma bagunça.

Todas as suas páginas e posts deveriam seguir uma estrutura hierarquca e um bom sistema de navegação. Adicionar muitas opções ao menu pode confundir o visitante e deixar as coisas difíceis de achar.

Todas as paginas devem ter bom conteúdo e um propósito. Mesmo que a página não possa ser carregada através do menu, o Google sabe que ela está lá. Não tenha dúvida que o Google penaliza páginas ruins e que o seu site em geral será prejudicado no ranking como resultado.

Se você acabar ficando com muitas opções no menu em virtude de implementar cada vez mais o seu site, você precisará rever a estrutura do mesmo e tentar simplificá-lo. Muitas opções apenas confunde as pessoas e o resultado pode ser eles deixarem o seu site e ir procurar em outro lugar.

Um bom web design requer tudo limpo e fácil de achar. Lembre-se, conteúdo é importante, mas quantidade não substitui qualidade.

Você frequentemente vai querer fazer um link diretamente de uma página para outra dentro do seu site, como por exemplo, citar um artigo ou post que escreveu anteriormente. Tenha certeza de que este link ainda funciona. O mesmo vale para links externos. Links quebrados não são uma boa experiência para o visitante e o Google não irá gostar disto também.

E o que é um site ou design responsivo? É um layout que se adapta ao tamanho da tela ou ao dispositivo em que o site está sendo visualizado. O conteúdo do site se auto-organiza em uma janela maior ou quando visualizado em um celular ou tablet. Tudo pensando em melhorar a experiência de navegação do usuário.

Invista já em um design responsivo e ganhe não só pontos com o Google, mas também com seus visitantes e clientes!

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Considerações finais

Se você teve tempo de ler este extenso artigo e chegou até aqui é porque você entende claramente a importância de atrair visitantes para o seu site. Espero que tenha achado este artigo útil. Tentei manter o texto o mais curto possível e não utilizar muitos termos técnicos, embora muitas vezes não seja possível.

Se você quiser ter sua página bem rankeada e nas primeiras páginas do Google, mas prefere não ter que lidar com os mecanismos descritos aqui você pode obviamente contratar alguém parar fazer isto por você. Neste caso, tenha certeza de contratar uma empresa ou profissional com boas referências e evidência comprovada que realizem um trabalho realmente efetivo. O mercado esta cheio de profissionais que cobram uma fortuna sem apresentar resultados realmente satisfatórios.

Existem técnicas mais complexas de SEO que podem ser empregadas no seu site, mas fazendo somente o básico apresentado neste artigo deve ser o suficiente para você ficar bem rankeado no Google. Isto depende claro da competitividade do setor ou ramo de atividade que você atua. Mas acredite, a maioria das empreas, entre eles possívelmete seu concorrente, não fazem tudo o que foi descrito aqui. Você não precisa ser perfeito, apenas melhor do que eles para estar a frente nas pesquisas do Google.

Desejo ver o seu site nas primeiras posições do Google. Seria ótimo ouvir suas estórias de sucesso. Se você gostou ou se beneficiou das dicas apresentadas aqui, um testemunhal ou comentário será muito bem-vindo.

Você pode entrar em contato pelo e-mail daniel.esteves@gmail.com. Estarei a disposição para responder qualquer dúvida ou questão que você tiver.


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